14 agosto, 2013

O furioso Sol – Fotos inéditas da nossa estrela pelo NJIT!

Em poses nunca fotografadas antes!

capa-sol-njit-deubandeira2
Eu colocava chapa de raio-x na frente do zóio pra ver o sol!

Quem não lembra das avós gritando desesperadas "SAI DO SOL DIABO!!!" ou o clássico "NÃO OLHA PRO SOL 'MININU' QUE TU ACABA FICANDO CEGO SEU CÃO!!!".

Era assim! Talvez com um pouco menos de ódio, claro.

Mas os investigadores do observatório solar Big Bear – NJIT resolveram desobedecer as velhinhas um tantinho, e espiaram o bichão. Os caras desenvolveram um novo telescópio solar dotado de um espectrômetro que permitiu captar as imagens mais nítidas nunca jamais registradas da famosa estrela responsável por aquele bronzeado das cocotas. O badalado do cosmos, O SOL!

sol-njit-deubandeira-012
Detalhes de uma mancha solar
imagem: Reprodução/NJIT

Na imagem acima, você pode ver o detalhe terrível de uma mancha solar, onde a intensa atividade magnética impede o fluxo convectivo de plasma superaquecido.

sol-njit-deubandeira-022
Fotosfera do Sol, a região da superfície que emite luz
imagem: Reprodução/NJIT

A imagem acima, parece ser apenas um close-up da fotosfera do Sol, capturada pelo filtro H-alpha (luz vermelha produzida por átomos de hidrogênio energético). As "linhas" de plasma de hidrogênio são criadas por campos magnéticos que emanam de camadas internas. Basicamente, isso apenas nos dá uma melhor ideia de quão louca é a superfície do Sol.

Na imagem abaixo, capturada pelo telescópio espacial TRACE, uma vez que orbitou perto do Sol, você pode ver que a mancha aparece de outro ângulo.

sol-njit-deubandeira-03
Já pintou verão, calor no coraçããão... Não, péra.

 

Pesquisa: MegacuriosoNJITThe VergeExtreme Tech

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

0 comentando :

Postar um comentário

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!