13 agosto, 2013

Top 10 curiosidades sobre as pirâmides do Egito

Inexplicáveis construções!

piramide-deubandeira7
Pirâmide de Khufu (A Grande Pirâmide) - Egito
Foto: llee_wu

De uns tempos pra cá eu meio que redescobri meu interesse por egiptologia. É fascinante a cultura egípcia! Tem 10 tópicos básicos mas bem curiosos sobre as enigmáticas pirâmides egípcias. Vambora recordar?

10- Nos monumentos mais fotografados, a pirâmide central, ou seja Kafra (ou Quéfren), parece maior devido ao ângulo de abordagem, pois foi construída em terreno mais elevado, mas a maior das três pirâmides é a Grande Pirâmide Khufu, também conhecida hoje como a Grande Pirâmide, que serviu de tumba para o faraó Khufu, também conhecido por seu nome grego Quéops. A Grande pirâmide foi a edificação mais alta do mundo durante centenas de anos, até construírem a Torre Eiffel em 1889.

09- A orientação das três pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos) coincide exatamente com a das três estrelas centrais da constelação de Orion, (que era Osíris para os egípcios).

08- Há mais de 80 pirâmides espalhadas por todo o território do Egito, a grande maioria em ruinas e algumas semiescondidas abaixo das areias do deserto. As maiores são as de Gizé. A Grande Pirâmide é uma das 7 maravilhas do mundo. A única que durou até o dia de hoje.

07- Por serem monumentos mortuários, a crença de alguns experts e egiptólogos é que a construção das pirâmides pode ter sido influenciada por aspectos cósmicos e religiosos.

06- Em 1798 antes da batalha das pirâmides de Gizé frente aos mamelucos, Napoleão Bonaparte disse a suas tropas: “Soldados, do alto destas pirâmides, quarenta séculos de historia nos contemplam”. Napoleão realizou cálculos sobre a quantidade de pedras utilizadas para a construção da Grande Pirâmide. Segundo suas contas com as mesmas pedras poderia-se construir um muro ao redor de França.

05- A superfície que ocupa a Grande Pirâmide é equivalente a de oito campos de futebol. Para rodea-la, precisaríamos andar cerca de um quilômetro, e sua altura é similar a de um edifício de quarenta andares.

04- Dizem que foram necessários 100.000 homens e 23 anos para construir a Grande Pirâmide. Em todo caso as técnicas que usaram para a construção ainda são um mistério. Existem varias teorias sobre sua construção mas os estudiosos do tema nunca concordaram com nada que fuja da concepção de que tudo foi erguido por força bruta humana.

03- A Grande Pirâmide é formada por uns 2.300.000 blocos de pedra. Cada um deles tem um peso aproximado de 2,5 toneladas – imagina erguer essa beleza a uma altura de quarenta andares!!!

02- O peso aproximado da Grande Pirâmide de Quéops é de 6 milhões de toneladas. Por tanto, seriam necessárias umas 6.000 locomotivas para poder movê-la.

01- A pirâmide de Quéops esconde em seu interior um complexo labirinto de corredores e câmaras sem saída e se crê que poderiam existir galerias ainda não descobertas. A galeria principal mede 47 m de comprimento e quase 9 de altura.

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

0 comentando :

Postar um comentário

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!