17 agosto, 2013

Facebook tem um impacto negativo sobre o humor do usuário

"Prejudica o bem-estar", dizem os psicólogos que participaram neste estudo

Facebook-deubandeira-022

As redes sociais têm contribuído grandemente para que as pessoas se sintam mais conectados, mas a sua utilização não necessariamente as deixam mais felizes, de acordo com um estudo dos usuários do Facebook, distribuído esta semana na Public Library of Science.

Na verdade, o uso do Facebook diminui o bem-estar do usuário, de acordo com o estudo da Universidade de Michigan (UM) é a primeira pesquisa conhecida e publicada, que analisou a influência do Facebook na felicidade e satisfação. Continue lendo…

"Superficialmente, o Facebook fornece um recurso valioso para satisfazer a necessidade humana básica de conexão social", disse o psicólogo social Ethan Kross, autor principal do artigo e professor associado no Instituto de Pesquisa Social (ISR) naquela universidade. "Mas, em vez de melhorar o bem-estar, descobrimos que o uso do Facebook tem o resultado oposto, PREJUDICA O BEM-ESTAR".

"Este é um resultado extremamente importante porque vai ao centro da influência que as redes sociais podem ter sobre a vida das pessoas", disse o autor do estudo, cientista cognitivo John Jonides, UM.

06t6z[3]

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 82 adultos jovens. Todos eles tinham smartphones e contas do Facebook.

Os pesquisadores usaram a experiência de amostragem (uma das técnicas mais confiáveis ​​para medir como as pessoas pensam, sentem e se comportam em cada momento do dia-dia) a fim de avaliar o bem-estar subjetivo dos participantes enviando-lhes mensagens de texto, aleatórias, cinco vezes por dia durante duas semanas.

Cada mensagem de texto continha um link para uma pesquisa, com cinco perguntas: Como você se sente agora? O quão preocupado está? Quão solitário você se sente neste momento? Quanto você usou o Facebook desde a última vez que perguntei? Quanto você interagiu "diretamente" com outras pessoas desde a última vez que perguntei?

Quanto mais tempo conectado, pior!

A pesquisa concluiu que quanto mais as pessoas usavam o Facebook durante um período, pior se sentiam depois.

Os autores também pediram aos participantes que qualificassem seu nível de satisfação com a vida no começo e ao final do estudo. Os usuários concluíram que quanto mais usaram o Facebook ao longo do período do estudo (2 semanas), menores foram seus níveis de satisfação com a vida neste tempo.

Algo importante que possa ser para alguns, é que os investigadores afirmaram segundo os resultados, que a interação direta com outras pessoas seja por telefone ou em encontros cara a cara NÃO INFLUENCIARAM negativamente no bem-estar das pessoas.

Segundo os resultados, as interações diretas com outras pessoas faziam com que os participantes se sentissem melhor com o passar do tempo.

Fonte: www.20minutos.es

E você, o que acha deste assunto?

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

0 comentando :

Postar um comentário

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!