28 abril, 2010

A paradisíaca baixa temporada

 

Itacaré - BA 

Existe um paraíso tropical de milhares de quilômetros de praias praticamente desertas, onde a hospedagem é baratíssima, comer é quase de graça e até mesmo aluguel de carro é em conta. Esse paraíso tem nome: Brasil. E data para acabar: 23 de dezembro.

Poucas baixas temporadas são tão longas quanto a brasileira. Baixa temporada de dez meses é coisa para estação de esqui com pouca neve. Dez meses de preços pela metade, num pais de clima como o nosso, é algo que beira o inacreditável.

O problema é que acabamos nunca aproveitando de verdade a baixa temporada. Porque, mesmo nela, só nos lembramos de viajar nos feriadões. E os feriadões acabam com as vantagens da baixa. Os preços sobem de novo, os vôos lotam e lugares paradisíacos acabam vivendo o mesmo inferno da alta temporada. Muitas vezes, viajar em feriadão é mais estressante do que trabalhar – para poder enforcar um dia de trabalho, você acaba enforcando também o prazer de curtir uma viajem como deveria. Os especialistas advertem: assim como o cigarro, o creme de leite e o torresmo, viajar no feriadão pode fazer mal a saúde.

Neste ano, faça diferente. Adeus, engarrafamentos de oito horas na estrada. Adeus, overbooking de sexta-feira à noite. Adeus, pagamento com 15 dias de antecedência para passar um feriado chuvoso na praia. Reserve uma semana das suas ferias para sair na baixa temporada, e conheça um Brasil que você não sabia que existia. Um Brasil onde nos vôos sempre há lugar, as estradas não engarrafam, as pousadas e hotéis praticamente pagam para você se hospedar lá, os restaurantes simples se atêm aos pratos que realmente sabem fazer e as locadoras de carros sempre tem uma oferta especial para quem desembarca (na baixa temporada – com exceção de feriado! – fecha melhor negocio quem deixa para fazer "shopping" de carro alugado no aeroporto).

Uma semana é muito? Então faça seu feriadão fora do feriadão. Saia numa quinta, volte na segunda, sem contratempos em aeroportos ou estradas, sem precisar fazer depósitos com antecedência, e podendo cancelar tudo à menor ameaça de frente fria vinda da Argentina.

E se você precisa muuuito viajar no feriadão, minha dica é: cidade grande. Ao contrario de lugares pequenos, Salvador, Recife, Rio e São Paulo ficam mais agradáveis em feriadão do que no resto do ano. E sempre vai ter o que fazer caso a chuva resolva cair junto com o feriadão.

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

0 comentando :

Postar um comentário

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!