Existe um paraíso tropical de milhares de quilômetros de praias praticamente desertas, onde a hospedagem é baratíssima, comer é quase de graça e até mesmo aluguel de carro é em conta. Esse paraíso tem nome: Brasil. E data para acabar: 23 de dezembro.
Poucas baixas temporadas são tão longas quanto a brasileira. Baixa temporada de dez meses é coisa para estação de esqui com pouca neve. Dez meses de preços pela metade, num pais de clima como o nosso, é algo que beira o inacreditável.
O problema é que acabamos nunca aproveitando de verdade a baixa temporada. Porque, mesmo nela, só nos lembramos de viajar nos feriadões. E os feriadões acabam com as vantagens da baixa. Os preços sobem de novo, os vôos lotam e lugares paradisíacos acabam vivendo o mesmo inferno da alta temporada. Muitas vezes, viajar em feriadão é mais estressante do que trabalhar – para poder enforcar um dia de trabalho, você acaba enforcando também o prazer de curtir uma viajem como deveria. Os especialistas advertem: assim como o cigarro, o creme de leite e o torresmo, viajar no feriadão pode fazer mal a saúde.
Neste ano, faça diferente. Adeus, engarrafamentos de oito horas na estrada. Adeus, overbooking de sexta-feira à noite. Adeus, pagamento com 15 dias de antecedência para passar um feriado chuvoso na praia. Reserve uma semana das suas ferias para sair na baixa temporada, e conheça um Brasil que você não sabia que existia. Um Brasil onde nos vôos sempre há lugar, as estradas não engarrafam, as pousadas e hotéis praticamente pagam para você se hospedar lá, os restaurantes simples se atêm aos pratos que realmente sabem fazer e as locadoras de carros sempre tem uma oferta especial para quem desembarca (na baixa temporada – com exceção de feriado! – fecha melhor negocio quem deixa para fazer "shopping" de carro alugado no aeroporto).
Uma semana é muito? Então faça seu feriadão fora do feriadão. Saia numa quinta, volte na segunda, sem contratempos em aeroportos ou estradas, sem precisar fazer depósitos com antecedência, e podendo cancelar tudo à menor ameaça de frente fria vinda da Argentina.
E se você precisa muuuito viajar no feriadão, minha dica é: cidade grande. Ao contrario de lugares pequenos, Salvador, Recife, Rio e São Paulo ficam mais agradáveis em feriadão do que no resto do ano. E sempre vai ter o que fazer caso a chuva resolva cair junto com o feriadão.
0 comentando :
Postar um comentário
OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!