19 agosto, 2013

Surpreendente: Um bichinho encontra tesouro medieval de grande valor histórico

A sepultura de um guerreiro medieval eslavo, com uma tigela de bronze aos pés, foi descoberta por um texugo.

medieval-treasure-deubandeira[3]
Imagem: Reprodução/Discovery

Conheço arqueólogos que passam uma vida inteira debruçados sobre mapas antigos e manuscritos pra fazerem descobertas históricas. Outros tacam picaretas, pás e outras ferramentas em tudo quanto é terra, pedra, caverna e… tudo.

Mas os arqueólogos na Alemanha simplesmente viram-se para texugos (aqueles mamíferos de escavação que são o inferno astral de jardineiros), e PIMBA, tá lá um tesouro medieval inacreditavelmente em boas condições.

texugo-deubandeira[4]
Um texugo!

Foi assim com os dois arqueólogos amadores,  Lars Wilhelm e Hendrickje Ring, que  passeavam  tranquilamente em uma fazenda na vila de Stolpe, em Brandemburgo,  nas proximidades de Berlim, quando de repente deram de cara com um osso pélvico humano saindo de uma toca de texugos. Tratava-se dos túmulos de oito pessoas, duas das quais eram, aparentemente, senhores da guerra eslavos. Diante do achado inesperado, os caras como bons arqueólogos amadores que são, trataram de examinar se a toca dos bichinhos  escondia mais segredos. Logo, sacaram suas maquinas especiais e lançaram uma rajada de cliques fotográficos no interior da residência texuga.

As imagens obtidas revelaram que o lar dos pequenos tinha sido construído exatamente no local d'uma sepultura medieval contendo dois túmulos recheados de joias. Depois de documentar tudo que estava aparente através de fotografias,  Wilhelm e Ring  informaram para os arqueólogos profissionais do Departamento de Proteção  de Monumentos de Brandenburg,  que empreenderam a investigação minuciosa do lugar.

Os especialistas concluíram que os ossos juntamente com todos os objetos valiosos enterrados juntos, datam do início do século XII e certamente eram de pessoas da nobreza.

SENHORES DA GUERRA

guerreiros-deubandeira[2]

Os arqueólogos também observaram que dois esqueletos estavam de boa, em boas condições, e que, sem dúvida eram Senhores da Guerra – ou simplesmente guerreiros, se você não é um nerd como eu – pois os ossos exibiam os clássicos ferimentos de batalha e num deles, uma fratura que poderia ter ocorrido em queda de montaria – ou quem sabe num desentendimento com a sua senhora esposa (não, vai estragar a magia!). O mesmo guerreiro também usava um cinto de fivela de bronze elegante na forma de um ômega, com a cabeça de uma cobra estilizada em cada extremidade. "Ele era um guerreiro bem equipado", afirmou Biermann, que lidera a equipe de escavação do local. Junto ao esqueleto tinham várias espadas e apetrechos militares da era medieval.

Interessante também, era o esqueleto de uma mulher com uma moeda na boca. De acordo com antigas crenças religiosas, as pessoas muitas vezes eram sepultados com moedas para pagar um barqueiro para transportá-las através do rio que separava o mundo dos vivos do reino dos mortos.

A descoberta arqueológica na Alemanha é importante porque ocorreu em um lugar e tempo de conflito entre pagãos e cristãos.

Thomas Kersting, especialista do Departamento de Proteção de Monumentos de Brandenburg, informou que nunca havia encontrado túmulos como estes na região, o que torna essa descoberta um evento de grande valor histórico.

E você, já encontrou algum tesouro esquecido por aí?

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

1 comentando :

  1. Ola amigo blogueiro, você certamente já deve ter enviados vários links para o linkirado né? e recebido muitas visitas,agora você tem mais um motivo para continuar enviando os seus links, o linkirado mudou e ficou ainda mais irado, estamos sob nova direção e com um numero de visitantes que ultrapassa os 20,000 mil cliques em um post, entra agora mesmo e veja os seus links terão ainda mais cliques que antes , não perca tempo acesse agora mesmo e continue recebendo nossas visitas e agora 10 vezes mais

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!