27 agosto, 2013

Sem saber, Beethoven já teria produzido uma cura para células tumorais?

Será este mais um mistério sem explicação?

capa-post-coluna-acrediteounao

Estudos afirmam que a música além de ter poder de acalmar e equilibrar o corpo e o espirito, é tão extraordinária que é capaz de curar inclusive tumores malignos.

Talvez o leitor já tenha ouvido ou lido alguém falar dos efeitos da musica – mais especificamente, as clássicas. Tive informações, que pessoas se submeteram a tratamentos de musicoterapia almejando a cura para epilepsia, ouvindo clássicos de Mozart.

O jornal inglês The Independent noticiou: "Médicos do Instituto de Neurologia de Londres publicaram um relato sobre o caso de um paciente epilético de 56 anos que reduziu seus sintomas com audições diárias de sonatas do compositor erudito Wolfgang Mozart".

Algumas pessoas tem convicção do tal "efeito Mozart", que é algo relacionado a uma suposta melhora na inteligência. Especialistas informam que a musicoterapia pode ser passiva (quando o profissional toca música para o paciente), ou ativa (quando o paciente se engaja nas atividades de tocar um instrumento ou cantar). E que ela pode ser coadjuvante no tratamento de doenças mentais. Mas eu nunca havia ouvido falar de benefícios físicos destas composições clássicas.

O novo – e interessante – fato dito por aí é o seguinte:

CÉLULAS TUMORAIS EXPOSTAS À “QUINTA SINFONIA”, DE BEETHOVEN, PERDERAM TAMANHO OU MORRERAM

Mesmo quem não é fã de música clássica já ouviu, pelo menos uma vez na vida o primeiro movimento da “Quinta Sinfonia” de Ludwig van Beethoven.

sinfonia-n-5

O famoso “pam-pam-pam-pam” que dá start em uma das mais ouvidas composições da história da musica. Você acredita que ela seria capaz de matar células tumorais em testes de laboratório?

Um grupo de pesquisas do Programa de Oncobiologia da UFRJ, expôs uma cultura de células MCF-7, causadoras do câncer de mama, a meia hora da obra. Segundo eles, uma em cada cinco delas morreu, numa experiência que abre um nova frente contra a doença, por meio de timbres e frequências. Seria possível mesmo?

A estratégia, estranha para os céticos, busca encontrar formas mais eficientes e menos tóxicas de combater o câncer: em vez de radioterapia, um dia será possível pensar no uso de frequências sonoras no tratamento. O estudo inovou ao usar a musicoterapia fora do tratamento de distúrbios emocionais.

Esta terapia costuma ser adotada em doenças ligadas a problemas psicológicos, situações que envolvam um componente emocional. Mostramos que, além disso, a música produz um efeito direto sobre as células do nosso organismo.


– ressalta Márcia Capella, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, coordenadora do estudo.

facsmax2
MCF-7

Sabendo que as MCF-7 duplicam-se a cada 30 horas, a coordenadora Márcia esperou 2 dias entre a sessão musical e o teste dos seus efeitos. Neste prazo, 20% da amostragem morreu. Entre as células sobreviventes, muitas perderam tamanho e granulosidade.
O resultado da pesquisa é enigmático até mesmo para Márcia. A composição “Atmosphères”, do húngaro György Ligeti, provocou efeitos semelhantes àqueles registrados com Beethoven. Mas a “Sonata para 2 pianos em ré maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais populares em musicoterapia, inesperadamente, não teve efeito.

- Foi estranho, porque esta sonata provoca algo conhecido como o “efeito Mozart”, um aumento temporário do raciocínio espaço-temporal – pondera a pesquisadora. – Mas ficamos felizes com o resultado. Acreditávamos que as sinfonias provocariam apenas alterações metabólicas, não a morte de células cancerígenas.
“Atmosphères”, diferentemente da “Quinta Sinfonia”, é uma composição contemporânea, caracterizada pela ausência de uma linha melódica. Por que, então, duas músicas tão diferentes provocaram o mesmo efeito?

sinfonia

Formando uma equipe que conta com um professor da Escola de Música Villa-Lobos, Márcia procura agora uma resposta, dividindo as músicas em partes. Talvez o efeito tenha vindo não da obra musical como um todo, mas especificamente de um ritmo, um timbre ou intensidade.
Quando tiverem certeza o que matou as células, o passo seguinte será a construção de uma sequência sonora especial para o tratamento de tumores. O caminho até esta melodia passará por outros gêneros musicais. Posteriormente, os pesquisadores testarão o efeito do samba e do funk sobre as células tumorais.

Certamente alguns afirmarão que o funk é tão prejudicial, que mata até tumor!

Ainda não sabemos que música e qual compositor vamos usar. A quantidade de combinações sonoras que podemos estudar é imensa


– diz a pesquisadora.

Música

Outra tarefa é investigar se as sinfonias provocaram diferentes tipos de efeito no organismo. Até o momento, apenas células renais e tumorais foram expostas à música. Só nas células tumorais foi registrada alguma alteração.
A pesquisa também possibilitou uma conclusão alheia às culturas de células. Como ficou provado que o efeito das músicas extrapola o componente emocional, é possível que haja uma diferença entre ouvi-la com som ambiente ou fone de ouvido.

Os resultados parciais sugerem que, com o fone de ouvido, estamos nos beneficiando dos efeitos emocionais e desprezando as consequências diretas, como estas observadas com o experimento.


– revela Márcia.

Mas como poderia esta obra escrita entre 1804 e 1808 trazer em seus acordes a possível cura para a doença que mais aflige a humanidade?

Observe que o primeiro andamento, revela um "dramatismo extremo", o segundo andamento revela uma "marcha fúnebre" que se eleva pela sua emoção e beleza, o terceiro andamento "uma crispação" e o quarto andamento "magnificência".

Teria sido Beethoven inconscientemente inspirado por alguma força superior, ou inteligência desconhecida? Alguns apostam que sim, outros afirmam que não.

O fato deste compositor ter sido um homem surdo, acrescenta mais mistério ainda?

As peças estão na mesa, quanto a você, acredite… se quiser! acredite… ou não!

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

2 comentando :

  1. Boa noticia para a humanidade em geral!

    ResponderExcluir
  2. Boatos são conhecidos que se expormos nosso corpo as musicas do justin bieber, nasce um tumor no cérebro.

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!