20 julho, 2013

O teto da África: a beleza esplendida dos Highlands Etíopes

etiopia-deubandeira-01

Certamente você fica desconfortável quando ouve falar da ETIÓPIA com conotações negativas, tipo a guerra civil e a farta fome que assola o país! Por outro lado nós vivemos num país em que as pessoas (muitas delas pobres, inclusive) fazem piada da miséria alheia nas redes sociais, em troca de alguns RTs e outros poucos "KKKs".  É piadinha escarnecendo a miséria no Brasil, no Nordeste, na África… Olha, eu sou muito bem resolvido em relação a humor, dentre outros assuntos, este site é de humor, mas devo confessar que já dei vários unfollows em imbecis que acham que brincar com a desgraça alheia é "engraçado". NÃO É CARALHO! Mas este, não é o assunto do post.

Embora os problemas da Etiópia estejam longe de terminar, há muito mais naquele país do que isso. Seus Highlands contém a maior área contínua de terras de alta altitude de todo o continente. Não é de admirar, então, que as montanhas etíopes são frequentemente chamados de The Roof of Africa (O Teto da África). Eles também são, sem exagero, simplesmente espetaculares:

 

etiopia-deubandeira-02

etiopia-deubandeira-03

As Highlands são enormes e são divididas pelo Rift da Etiópia. Todas as imagens que você vai ver aqui são do lado noroeste do planalto. Designado Parque Nacional em 1969, nessa porção está o Simien Mountain e Ras Dashan que é o pico mais alto da Etiópia.

etiopia-deubandeira-04

etiopia-deubandeira-05

Quanto mais alto você for, mais exuberante e surpreendente é o planalto etíope. A Etiópia esta perto do equador com isso esperaríamos que lá fosse quente. No entanto, a elevação do planalto dá a área um clima inesperadamente moderado.

etiopia-deubandeira-06

etiopia-deubandeira-07

Os ventos do Oceano Índico são capturados pelas montanhas que causam chuva - muita mesmo. A estação chuvosa vai de julho a setembro e significa que o trecho do rio Nilo, que atravessa a Etiópia enche durante o verão.

etiopia-deubandeira-08

etiopia-deubandeira-09

Estes planaltos começaram a se formar mais de 75 milhões de anos atrás.

etiopia-deubandeira-10

etiopia-deubandeira-11

Você deve imaginar que este nível mais alto do planalto estaria relativamente livre da presença humana – e com ela a interferência. No entanto, a Etiópia continua desesperadamente pobre. A agricultura e a pastagem é comum na base das montanhas, mesmo que elas estejam em áreas protegidas.

etiopia-deubandeira-12

etiopia-deubandeira-13

Mesmo o local sendo fértil, a vida é, em sua maior parte, básica e dura para as pessoas que subsistem aqui. E isso não merece ser piada imbecil de twitter!

etiopia-deubandeira-14

etiopia-deubandeira-15

Os caras não têm acesso a qualquer tecnologia agrícola moderna. Lavrar o campo é feito da mesma forma como foi feito durante séculos atrás. No entanto, eles encontraram uma maneira inusitada para secar o seu feno e mantê-lo longe de herbívoros :D

etiopia-deubandeira-16

etiopia-deubandeira-17

Olha que lugar lindo este aí abaixo:

etiopia-deubandeira-18

etiopia-deubandeira-19

As montanhas etíopes continuam a ser um lugar de espetáculo, de vastos panoramas quase sobrenaturais! Daqueles que podemos vislumbrar em nossos sonhos. Mas aqui estão vibrantes, de tirar o fôlego… e reais.

etiopia-deubandeira-20

Todas estas esplêndidas fotografias você pode ver em alta resolução – e eu recomendo que vejam, por favor, nos seguintes links: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui – algumas informações de www.kuriositas.com.

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

0 comentando :

Postar um comentário

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!