27 julho, 2013

6 coisas cotidianas que são incrivelmente insanas em Slow Motion

Veja o quão fascinante é as coisas aleatórias acontecendo ao seu redor!

slow-capa-deubandeira

Algumas coisas bem mundanas na realidade podem ser bem surpreendentes - é que elas acontecem rápido demais para que os nossos olhos estúpidos, sem superpoderes possam realmente apreciar. Mas é aí que entra a ciência do slow motion com suas máquinas patenteadas para nos mostrar o quão fascinante é a aleatoriedade acontecendo ao seu redor. Por exemplo, uma câmera de alta velocidade revela...

# 6. A magia anti-gravitacional da molinha Slinky

slow-subcapa-deubandeira-01Imagem: Roger McLassus

Você deve ter um Slinky em casa em algum lugar! Vá desenterra-lo, porque tão certo quanto eu sou lindo, depois que você viu a foto acima, tu vai querer brincar com essa joça! Segure-o em uma das pontas com ele esticado em toda a sua extensão, em seguida, solte-o. Agora observe a parte inferior desafiar a gravidade por alguns segundos mágicos:

1veritasium

Credo, até parece que a parte inferior da maldita mola está descansando em uma mesa de vidro, ou está sendo levitada pelo assistente do mágico. Veja todo o percurso no vídeo abaixo:

Como diabos isso é possível? Bem, aqui tem uma explicação, eu entendi, mas não sei explicar escrevendo:D. Basicamente quando a parte superior do Slinky chega na parte fixa inferior, a gravidade finalmente acorda e lhe da um tapa na bunda e a manda de volta para a Terra, que é o seu lugar.

Aí um Slinky gigante caindo do topo de um edifício, bruxaria:

1veritasium

Este fenômeno flutuante louco na verdade acontece com qualquer objeto que cai, porque todos os objetos sólidos têm algum grau de elasticidade. Só que o efeito é muito mais perceptível com um Slinky. É um brinquedo maravilhoso.

# 5. Um isqueiro é um mini Fogo de Artifício

slow-subcapa-deubandeira-02Imagem: SadJr

Você que está lendo isso, provavelmente, tem um isqueiro em sua casa, se não em seu bolso. E eu aposto que você nunca parou para apreciar o quão belo é ele funcionando:

filt31337

Seus pais lhe dizem para não brincar com fogo para que a diversão se acumule apenas para eles.

Olha isso! É como um pequeno fogo de artifício, ao seu alcance. Vê as faíscas no início? São minúsculos glóbulos de aço fundido que saltam e explodem em pleno ar, wow.

Enquanto o aço está derretendo e estourando por todo os lugares, o botão abaixo da roldana – ou sei lá como isso se chama – abre uma válvula e, o propano líquido imediatamente evapora e sai correndo para se juntar à festa. Em seguida, todos eles encontram oxigênio suficiente e, catapimba!

O YouTube está cheio de vídeos como este, provando que a internet é uma ferramenta maravilhosa para apreciar as coisas simples da vida:

flipthisvid

Esse vídeo também é sensacional:

Quase me fez voltar a fumar :D

# 4. Bexiga/Balão/Bola de soprar estourando

slow-subcapa-deubandeira-03Imagem: miss pupik

Há um breve momento, apenas uma pequena fração de segundo, quando um balão estourando parece com o Pac-Man:

balao-01

...ou, dependendo de como você colocar, o esqueleto de uma espécie de animal pré-histórico:

balao-02

O que acontece quando se enche um balão é que as partículas de ar dentro dele começam a agir como um bando de caras bêbados que tentam encontrar o caminho da saída de uma boate - todos batendo uns nos outros e tropeçando contra as paredes e resvalando em sua namorada. Quanto mais o cara sopra, mais enche de bebuns, as paredes se expandem e, eventualmente, explodem, mas de maneiras completamente diferentes, dependendo de como elas falham. Por exemplo, você "póca" o balão com um alfinete, ou neste caso, com algum tipo de spray você obtém o efeito Pac-Man:

balao-01

Mas se você apenas continua soprando ele, a força estará empurrando o conteúdo do interior – neste caso, ar – contra a "parede" em todas as direções igualmente. Você tem o efeito esqueleto no segundo balão:

balao-02

Cara nem sequer pestanejou. Os cientistas cada vez mais roots!.

Novamente, se você ver em tempo real, você percebe apenas um balão desaparecer como que por magia. Veja como o cara não tem nem mesmo tempo de reagir ao estouro:

Aliás, a razão dos balões fazerem aquele barulho "POW" é a mesma de uma banana de dinamite ou um tiro - a bola de gases em expansão cria uma onda de pressão que chega aos seus tímpanos. Só que um balão não produz uma enorme bola de fogo... a menos que você preencha-o com hidrogênio!!! MUHAHAHAHAHA:

balao-03

Ok, essa foi fraca! Vejamos quando os caras decidem fazer o experimento com uma bexiga um pouco maior:

# 3. Relâmpagos que saem da terra

slow-subcapa-deubandeira-04Imagem: refractor

Olha, relâmpago já é fodão quando visto normalmente. Mas diminuindo bastante a sua velocidade, ocasionalmente, algo estranho aparece:

relampago-01

Não fera, o vídeo não foi invertido, apenas abrandado. "Mas que merda é essa? Está indo na direção errada meu camarada! Será possível que o chão tá se vingando do céu!?"

Não, isso é só a Mãe Natureza dando uns tiros pro alto: veja isso e depois volte pra cá. Não que ataques regulares de cima para baixo sejam menos aterrorizante:

relampago-02ultraslo

Observe como parecem pequenas antenas, como tentáculos feitos de pura eletricidade!

Aí vai um lembrete de como é estar no nível do chão, quando Zeus tá meio entediado:

# 2. A pipoca e seu violento nascimento :D

slow-subcapa-deubandeira-05Imagem: dhester

A pipoca é especial por ser um dos poucos alimentos na sua cozinha que você precisa explodir a fim de comê-lo. Só que é meio triste tampar a panela na hora de preparar as "pópócas" e perder um espetáculo sensacional. Quem nunca quis dar aquela abridinha na tampa só pra flagrar um carocinho em pleno estouro? Fala sério… eu já fiz, mas nunca consegui ver nada, obvio! Agora eu me vinguei:

pipoca-01

Você viu o pequeno jato de vapor saindo pela culatra? Às vezes, o milho salta ao ar antes de pipocar, como aqui:

pipoca-02

...a explosão do vapor é que faz a magica – observe como as cascas viram conchas abertas de baixo para cima. Cara, a pipoca é estranha.

Tão estranha, de fato, que a NASA tem uma seção em seu site dedicada a pipoca – vou esperar você voltar – onde eles explicam que o pipocar da pipoca é causado pela água dentro do milho. Quando a pipoca é aquecida, as moléculas de água dentro do milho começam a ferver. Essas moléculas ficam  cada vez mais quentes até o invólucro exterior do milho simplesmente não conseguir mais conter os vapores gerados pela fervura e explodir, PÓP!

pipoca-deubandeiraImagem: yogamoorthy

Enquanto isso, o amido dentro do milho fica superaquecido e vira uma gelatina. Quando o involucro é finalmente rompido, o gás remanescente no interior do milho faz o amido se expandir. Agora sim, o amido imediatamente se esfria e endurece na forma de espuma, dando origem ao Transformer mais saboroso da vida.

# 1. Dando slow o suficiente, você pode ver o movimento da própria luz – êita, essa eu quero ver o_O

slow-subcapa-deubandeira-06Kim Steele / Photodisc / Getty Images

Será que os caras conseguem filmar algo com uma velocidade tão lenta que seja realmente capaz de capturar o movimento da luz? Nós diríamos que é impossível por definição.

Óra óra óra! Vejamos. Os cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que aparentemente não têm a palavra "impossível" em seu vocabulário, foram em frente e fizeram um vídeo de um laser de luz viajando alegremente a 670.000 mil milhas por hora.

laser-01

Para fazer isso, eles desenvolveram um sistema de imagem chamado Femto-Photography, que envolve lasers, uma garrafa de Coca-Cola(???), alguns espelhos e uma promessa de ser capaz de visualizar o movimento de fótons a um trilhão de quadros por segundo. Isso é 1 com 12 trilhões de zeros, pessoal – a taxa padrão para vídeo full-motion é de 24 a 30 fps.

O "vídeo" é na verdade uma série de fotos capturadas basicamente todas de uma só vez, por 500 sensores, cada um operando em um atraso de um trilionésimo de segundo. Cada um deles captura o pulso de fótons em um estágio diferente da viagem, depois remendam todas as fotos juntas em um vídeo e sobem pro YouTube :D

Além de ficar brincando de olhar a luzinha viajando lentamente, o Femto-Photography tem algumas outras, igualmente incríveis, aplicações. Obviamente, lhes permite estudar o movimento das partículas de luz como nunca antes (o que é útil em projetos de qualquer dispositivo futuro, que use a luz). E, por exemplo, eles estão apostando numa técnica para soldados ou policiais em situação onde a capacidade de ver por de trás de paredes viria bem a calhar. E graças a Femto-Photography, a ciência tem feito isso acontecer, graças à capacidade deste dispositivo em rastrear o movimento de fótons:

Obrigado, ciência! Agora, quando podemos esperar esse recurso em nossos smartphones? Vai ter pra ANDROID? :D

 

Você já segue o site no twitter e no facebook?

 

Informações e dados de: cracked.com e demais citados no post.

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

5 comentando :

  1. Adorei a postagem, muito rica em detalhes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei seu blog. Mas eu passo maior parte do meu tempo na internet justamente porque não moro em Salvador, senão eu iria nadar na praia do porto da barra,comer o acarajé da mara no farol, passear no pelourinho etc.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!