22 maio, 2013

Fantasmas da 2ª guerra – imagens sobrepondo-se à cena de rua atual


Turma, eu vou confessar, sou fascinado por coisas do passado. Quanto mais remoto melhor! Porém, a história é muitas vezes vista pelas pessoas como se fosse assunto de cursinho. O que muitas vezes não aprecio, é como ela é relacionada ao nosso presente.

Essa minha fissura diarreica pelo passado me levou a querer postar algo relacionado. Depois de muita pesquisa – na verdade nem pesquisei tanto, só estou sendo poser – achei Jo Hedwig Teeuwisse, uma historiadora holandesa que demonstra na série de fotos intitulada Ghosts of War, literalmente a combinação dos dias de hoje e o mundo original da 2ª Guerra, com fotos do mesmo local atuais.

Jo passou horas e mais horas procurando os locais e tirando fotos que correspondam aos pontos originais de fotos já existentes daquela época, e, em seguida, photoshopa-os(esse termo não existe) para combinar os "fantasmas" de guerra com as configurações dos dias atuais.

"Eu tento fazer as pessoas perceberem que a história está ao nosso redor. Que onde você mora, trabalha ou no caminho para a escola, uma vez as pessoas lutaram, morreram ou simplesmente experimentaram um tipo diferente de vida. Estamos na história, a história nos é " , - diz ela.

Vamos ver um tempo que é, negligentemente, muitas vezes esquecido pelas pessoas. Sem mais delongas, aqui estão algumas escolhas a partir desta maravilhosa série de fotos com comentários do autor.

FONTE DAS IMAGENS: flickr da autora

"Cherbourg, avenida de Paris, antigo Posto de Polícia, Jardin Public".

"Capitão WH Hooper, que comanda a Companhia do IR 314 da D IUS 79 e alguns de seus homens cercam uma coluna de prisioneiros alemães. Vão em direção ao sul, levá-los aos campos de prisioneiros localizados no planalto do Roule Mountain, perto da fazenda de Fieffe ".

"Rue Armand Levéel à Cherbourg".

"Coberto Corner, 1943, Acireale, na Sicília"

"As tropas americanas no centro de Cherbourg passando debaixo de uma varanda com bandeiras Inglesa, americana e francesa."

"França, 1944. Rue des Fossés Plissons à Domfront (Orne)."

"Em la Madeleine, uma aldeia da cidade de Sainte Marie du Mont, Utah Beach. Um grupo de engenharia dos EUA saindo da capela ".

"Veículos aliados passando pelo Palácio Real de Haia, Haia, (Maio de 1945)"

"Os soldados alemães de volta para a Alemanha após a rendição, a pé passou um homem com uma bandeira holandesa. Haia, maio de 1945. "

"Soldados aliados a pé em direção ao centro de Eindhoven, 18 de Setembro de 1944, Frankrijkstraat Eindhoven."

"Em 07 de maio (2 dias após a capitulação alemã) milhares de pessoas holandesas estavam esperando os libertadores chegarem na praça Dam, em Amsterdã ... Então, por alguma razão os alemães colocaram uma metralhadora numa varanda e começaram a atirar nas multidões ... Não se sabe ao certo por que isso aconteceu, mas o triste resultado foi que à beira da paz 120 pessoas ficaram gravemente feridas e 22 morreram. "

"Auschwitz I, 27 de janeiro de 1945. Soldados russos com prisioneiros do Bloco 19, a quarentena na seção médica do acampamento ".

"São Marcouf (Manche)"

"Pessoas esperando pela liberdade. (Maio de 1945) "

"Lojista na frente da sua loja."

"Um grupo de civis e GI na frente do cartório de Trévières Rua Octave Mirbeau. A entrada está decorada com bandeiras francesas e aliadas ".


"Rua Dom Pedro, civis e soldados americanos derrubando o sinal indicando a sede da organização Todt em Cherbourg."


[ Importante! Leia, por favor ] 
Oi, se você gostou do post eu gostaria de pedir sua ajuda na divulgação do blog! Como é que você pode ajudar? Simplesmente "curtindo" a pagina no Facebook ou seguindo o meu perfil no twitter @jelroberto 
Isso, é claro, se você gostou do blog, das matérias e etc. Certamente será um ânimo pra eu continuar escrevendo essas maluquices aqui. Vai lá, não te custa nada, porém é muito importante pra mim. E lembre-se, estou sempre a disposição para uma boa conversa aqui no blog, no twitter ou no Facebook. Um forte abraço, conto com sua ajuda
Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

1 comentando :

  1. Muito bom. Ótimo post. Esta de parabéns. Antes de ter um blog de sacanagem já tive um sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial (Na verdade ai tenho, mas faz muito tempo que não atualizo mais)

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!