08 maio, 2009

Isolamento social deteria mais facilmente a gripe suína (e não remédios)

Uma simulação de uma epidemia mostrou que intervenções contra a gripe devem ser feitas rapidamente – caso pretenda-se que sejam eficazes.

Investigadores mostraram, em um artigo na BMC Public Health que ficar em casa, fechar escolas e isolar pessoas infectadas no interior de casa, reduz satisfatoriamente a disseminação da infecção, mas apenas se elas forem usados em conjunto, iniciada sem demora e mantido por um período relativamente longo.
O professor George Milne e seus colegas da Universidade da Austrália (Uwa) simularam o efeito do isolamento social sobre a propagação de um vírus da gripe dentro de uma cidade pequena. Sua pesquisa teve como base o modelo de uma verdadeira comunidade, com uma população de aproximadamente 30.000 habitantes (ex. Albany, Austrália). Milne disse,

"Nossos resultados sugerem um papel crítico de medidas combinadas de isolamento social para o controle de uma futura pandemia."

A pesquisa investigou os efeitos do isolamento como, fechamento de escolas, isolamento de familiares infectados no interior de suas casas e redução do contato dentro da comunidade. De acordo com Milne,

"Embora tais medidas drásticas tenham grande impacto sobre a liberdade individual, elas sem dúvida tem um papel essencial em retardar o desenvolvimento de uma pandemia. Com isso ganharia-se tempo até que vacinas sejam desenvolvidas em uma escala suficiente, e posteriormente o relaxamento dessas medidas rigorosas.

As medidas descritas, contudo, deveriam ser empregadas o mais rapidamente possível após os primeiros indivíduos dentro da população terem sido infectados.

Este estudo concluiu que, para um surto de gripe como a gripe pandêmica Espanhola em 1918, a combinação de todas as intervenções deveriam ser introduzidas dentro de 2 semanas depois do primeiro caso ter aparecido em uma vila ou cidade, para evitar o desenvolvimento da epidemia. Atrasos de 2, 3 e 4 semanas resultaram em aumentos no contágio em 7%, 21% e 45% respectivamente.

Milne conclui,

"Intervenções de isolamento social são importantes, pois representam o único tipo de intervenção eficaz nas primeiras fases de uma pandemia. Elas deveriam ser prontamente adotadas e imaginadas como uma primeira linha da defesa em países em desenvolvimento, e mesmo em desenvolvidos".

Fonte: Scientific Blogging

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

1 comentando :

  1. em um hospital no setor de cti existindo casos de suspeita de gripe suina a pessoa suspeita devera ficar como? que tipo de isolamento? quais os cuidados que o hospital tem que tomar para não infectar os outros pacientes?que nao são suspeitos.
    obrigada
    Alcemir

    ResponderExcluir

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!