A próxima vez que você for enfrentar um desafio, ande para trás, sugerem pesquisadores holandeses.
"Sempre que você encontrar uma situação difícil, andar para trás poderá aumentar sua capacidade de lidar com ele de forma eficaz,"
disse Severine Koch, na edição de maio da Psychological Science.
Koch e sua equipe estavam interessados nos efeitos de determinados movimentos, como alcançar algo ou puxar alguma coisa para sua direção. E, perceberam que quando as pessoas se afastavam de algo, seu cérebro se tornava mais alerta.
Aparentemente, andar para trás, ou seja, estar se afastando de algo, faz com que o cérebro entre em um modo que evite conflitos e começa a pensar em soluções para o problema.
Para provar essa teoria, os cientistas escolheram 38 voluntários. Os participantes passavam por um teste em que o nome de uma cor (vermelho, por exemplo) estava escrita em outra cor (azul, por exemplo). Eles deviam dizer qual era a cor da tinta em que a palavra estava escrita (e não a palavra que estava escrita) o mais rápido possível. E, enquanto isso, andavam para frente ou para trás.
Como o cérebro entra em modo de “alerta” quando andamos para trás, ficamos mais atentos. A porcentagem de erro quando os voluntários caminhavam para trás foi bem menor.
Com base nos resultados, Koch escreveu que andar para tráz ajuda no processo cognitivo
Fonte: WebMD
Muito interessante,não sabia disso. Agora, resta saber como usar na aprendizagem.
ResponderExcluirMuito legal...vou dizer pra meu filho fazer o vestibular andando pra tras....vai que dá certo e o garoto passa no vestibular....kkkkk...brincadeiras a parte, mas o que quero dizeré que seu post é showm de bola!!!
ResponderExcluirum abraço
com carinho
Rê
Olá Joyce.
ResponderExcluirPôr em prática parece ser mais complicado ainda, hêhêhê.
Abraços amiga.
Olá Rê.
ResponderExcluirImagina o coitado tendo que se "afastar" do seu grande sonho, hêhêhê.
O velho jargão que diz "vou correr atrás", passaria a ser "vou correr pra trás".
Abração querida.