Parece que a famosa banana foi na verdade atirada por um cúmplice do jogador.
Parece que a famosa banana foi na verdade atirada por um cúmplice do jogador, e faz parte de uma campanha contra o racismo no esporte pensada por uma agência publicitária ( a Loducca ), que trabalhou com Neymar e Daniel Alves neste sentido.
Neymar procurou ajuda profissional junto da agência de publicidade Loducca. “Neymar e seu pai me procuraram para dizer que precisavam se posicionar em relação às manifestações racistas. Queriam resolver isso de uma forma que colocasse a mensagem do Neymar de maneira forte. E decidimos trabalhar a ideia de que a melhor maneira de acabar com o preconceito é tirar a força dele e fazer com que a pessoa não repita o ato. Foi aí que criamos #somostodosmacacos. A ideia era começar com o Neymar comendo a banana e isso se tornar um movimento”, admitiu Guga Ketzer, sócio da agência, à revista Veja.
“Aí, quando o Dani [Alves] comeu a banana, soltamos a campanha. Não foi combinado. O Neymar ia comer, mas como foi o Dani, maravilha também”, explicou o publicitário, sublinhando que o importante foi o envolvimento espontâneo das pessoas. “Eles abriram a discussão e colocaram as coisas de uma forma que fez as pessoas discutirem o assunto”, acrescentou.
O fato de a campanha ter começado com o impulso de uma agência publicitária não desvaloriza o movimento, disse ainda Guga Ketzer: “Tentar desmerecer o movimento pelo fato de ter uma agência por trás é tão preconceituoso quanto o adepto que lança a banana. Por que não podemos ajudar com uma ideia? Não é uma campanha para vender nada. Fizemos conforme a necessidade do Neymar de mostrar que o racismo é uma situação completamente absurda. E deu certo”, concluiu.
Para ver quem aderiu ao movimento, basta ir ao Facebook ou ao Twitter e pesquisar pela hashtag #somostodosmacacos .
Com informações de ainanas
Foi tudo maracutaia
ResponderExcluir