31 janeiro, 2014

Dilma e a piada do trem bala de 2014

Pois, tem gente que nem se lembra – brasileiro nasce com deficiência de memoria –, mas eu lembro que em junho de 2009, a então Ministra da Casa Civil – Dilma "ministra gerenta" Rousseff – disse de boca cheia para o mundo que o trem-bala ligando Rio e São Paulo estaria pronto antes da Copa do Mundo de 2014. "Mulher arretada" – alguns disseram!

TÁ, FOI MAIS OU MENOS ASSIM:

 

Graças ao resgate de uma reportagem de 2009 no caderno de Negócios do site O Globo que recentemente passou a circular na internet, poderemos relembrar. Trechos:

Trem-bala entre Rio e São Paulo ficará pronto para Copa de 2014, diz Dilma – Governo vai criar empresa pública para receber tecnologia de trem-bala. Modelo de traçado foi apresentado durante balanço do PAC. – A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, durante a apresentação do 7º balanço do PAC. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou nesta quarta-feira (3) que o trem-bala ligando Campinas ao Rio de Janeiro ficará pronto para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que acontecerá no Brasil, pelo menos no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Ela reafirmou que o governo não pretende gastar recursos em estádios e que o foco dos investimentos públicos será em mobilidade urbana nas cidades escolhidas para sediar o evento, escolhidas no domingo passado (31/05). “Nosso projeto é que esteja integralmente pronto em 2014 ou pelo menos o trecho entre Rio e São Paulo. (…) Pretendemos ter os trens em funcionamento em 2014, para a Copa até porque esta é uma região muito importante em termos de movimentação na Copa.”, afirmou a ministra.” (grifos nossos)

Pois é, como sempre, não cumpriu. mas, curiosamente, a incompetência da Dilma teve efeito positivo: o trem-bala é/era uma obra caríssima para pouca demanda, um elefante branco quase tão inócuo quanto pagar bilhões para uma obra em Cuba (dessa não escapamos, infelizmente).

O "pequeno" detalhe é que mesmo sendo cancelado, o custo com estudos de viabilidade econômica, contratação de consultoria, projeto executivo "abocanhe" 900 milhões!

trem.bala.dilma.deubandeiraTrem bala foi alardeado pelo ex presidente Lula e foi promessa eleitoral de Dilma!

 

Com informações de www.implicante.org

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

0 comentando :

Postar um comentário

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!