Black Friday pra cá, Black Friday pra lá... Ninguém aguenta mais ouvir esse mantra. É lastimável que o varejo brasileiro enlouqueça quando o assunto é: superfaturar seus produtos…
É fato que sofremos buling internacional por enes motivos. Basta que você passe da fronteira pra fora que dolorosamente vai comprovar o que estou falando – Péssimos modos, cultura estranha, falta de educação... são os mais famosos argumentos dos quais geram algumas rodas de escarnio contra nossos compatriotas. A mais nova foi a "grande sacada" que o varejo teve de importar (imitar, melhor dizendo) dos esteites a maior ação de liquidação que os caras de lá realizam. Na verdade, apenas o "nome" foi imitado, porque de liquidação o Black Friday brasileiro não tem é nada…
Vergonha alheia
Com descontos fraudulentos, a vexatória imitação do Black Friday original estadunidense foi até alvo de matéria na Forbes nesta semana – o repórter explica como o varejo brasileiro incorporou a tradição norte-americana da Black Friday, 6ª feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, quando as lojas nos EUA oferecem descontos reais e bastante significativos para os consumidores. Por aqui tivemos a versão bandida da 6ª feira negra, e esta adaptação não beneficia em nada o consumidor brasileiro.
Desta versão brasileira, ficou famosa a expressão 'metade do dobro', já que algumas inescrupulosas lojas online aumentavam descaradamente o valor dos produtos dias antes da liquidação. Não aconselho que compre nada aqui no brasil com a legenda Black Friday, mas, se for inevitável, verifique bem se os preços realmente baixaram ou se é apenas ‘ilusao de ótica’ de um valor inflado anteriormente – tem até um tumblr especializado em avisar quais sao os Friday Fiasco.
Confira aqui a matéria da Forbes na íntegra.
0 comentando :
Postar um comentário
OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!