20 janeiro, 2010

Avião pessoal desenvolvido pela NASA

O que é mais maneiro que uma aeronave particular capaz de pairar, impulsionada por energia elétrica e super silenciosa? Se você respondeu "absolutamente nada", continue lendo, porque a NASA está se preparando para realizar suas fantasias.

O projeto de aeronave Puffin será oficialmente mostrado amanhã, e dará uma idéia de quão radicalmente a nossa maneira de viver e se movimentar pode ser modificada se tivermos uma aeronave pessoal, movida a energia elétrica.

O Puffin é algo como um V-22 Osprey pessoal, completinho com capacidade de decolar e pousar verticalmente - mas sem fuzileiros desembarcando. Mas ao invés de inclinar os rotores para frente para vôo horizontal, o veículo inteiro - com cabine e tudo - inclina-se para frente, o que significa que o piloto voa com a barriga para baixo, como os super-heróis que tem aviãozinho. Durante o pouso e decolagem a cauda se divide em quatro "pernas" que servem como trem de pouso, e os flaps nas asas são ajustados para manter a aterrissagem suave.

E não deixe o nome fofinho enganar você; pelas especificações, o Puffin não é brinquedo. Os 3,7 metros de altura e 4,1 metros de envergadura significam que ele é grande, mas de uma estatura viável. Em teoria ele pode manter velocidade de cruzeiro a 241 km/h e chegar até a 482 km/h em aceleração. Como a propulsão dele é elétrica, isso significa que o Puffin não precisa de entradas de ar, o ar rarefeito de altitudes muito elevadas não é uma limitação. Ele pode atingir - de novo, em teoria - 30.000 pés (9.100 m) antes de limitações da força da bateria o forcem a descer (obviamente o piloto precisaria ter uma cabine pressurizada ou tanques de oxigênio a essa altitude, mas estamos falando apenas das capacidades cruas aqui). 

O alcance do Puffin é a sua característica mais limitadora, sendo estimada em apenas 77 km. Mas isso é simplesmente uma questão de densidade de bateria. As baterias estão ficando mais densas a cada dia, então imaginamos que nos próximos anos essa autonomia seja drasticamente aprimorada.

É claro que por enquanto o Puffin é apenas uma renderização digital bacana em um vídeo com a marca d'água da NASA, mas não vamos esquecer de quem colocou o homem na lua em tão pouco tempo (e a partir da tecnologia da época) antes de chamar o conceito de pura fantasia. A coisa mais legal do projeto do Puffin é que ele mostra como a aviação movida a eletricidade poderia revolucionar o transporte pessoal. Afora as aplicações militares (imagine um soldado chegando pelo céu sorrateiramente!), a elevação silenciosa, descomplicada e com pouca energia (apenas 60 HP elevam piloto e Puffin ao ar) mostram como que um mundo com gente comum com asas particulares voando pra lá e pra cá em cidades não é algo tão sci-fi como pensávamos.

 

[Scientific American]

Olá Sobre Jeferson Silva:
Oi! Eu sou o autor desta beleza. Atualmente moro em Salvador e fico grande parte do meu tempo na internet atualizando o blog, conversando nas redes sociais ou batendo papo com qualquer louco que me dê atenção. Você gostou deste post? Venha me dizer um alô, dê um feedback!
twitter pessoaltwitter do blogyoutubeinstagram
Comentando pelo Facebook

0 comentando :

Postar um comentário

OBS: Os comentários são de responsabilidade de quem os escreveu!